PERCEPÇÕES DE DOCENTES, PESQUISADORES E DISCENTES DA UFES SOBRE BOAS PRÁTICAS CIENTÍFICAS

Resumo: A ciência é um empreendimento coletivo e, ao mesmo tempo, fruto de contribuições individuais e/ou coletivas que envolvem a propriedade intelectual.

Caracterizada por ser uma atividade eminentemente humana, a ciência pode ser desenvolvida dentro de um contexto profissional no qual são exercidas as atividades profissionais de cientistas e pesquisadores.

Como em qualquer outra profissão, na esfera da atividade profissional científica também se aplicam valores e normas de condutas éticas, visando à obtenção de integridade na pesquisa, respeito e cuidado com o outro e, ainda, colaboração para o avanço do conhecimento científico.

\\\\\\\"Toda transgressão a esse princípio, intencional ou por negligência, compromete a fidedignidade dos resultados das pesquisas científicas, mina os alicerces da colaboração entre os pesquisadores (e participantes, grifo meu) e entrava o processo de construção da ciência como empreendimento coletivo.\\\\\\\" (FAPESP, 2011:9; disponível em http://fapesp.br/boaspraticas/FAPESP-Codigo_de_Boas_Praticas_Cientificas...).

Data de início: 10/11/2017
Prazo (meses): 96

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910