Mobilidade Elétrica no Estado do Espírito Santo: Emissões de Gases do Efeito Estufa do Setor de Transporte Rodoviário e As Possibilidades de Novos Negócios

Nome: FLORENE BELATO TAVARES
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 08/03/2022
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
ADRIANA FIOROTTI CAMPOS Co-orientador
EDNILSON SILVA FELIPE Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ADRIANA FIOROTTI CAMPOS Coorientador
EDNILSON SILVA FELIPE Orientador
GILTON LUÍS FERREIRA Examinador Interno
GUTEMBERG HESPANHA BRASIL Examinador Externo

Resumo: Essa dissertação objetiva expor o cenário das emissões de gases do efeito
estufa no estado do Espírito Santo e, com o auxílio da comparação entre
veículos convencionais e elétricos já disponíveis no Brasil, identificar as
reduções alcançáveis a partir da implementação eletromobilidade no estado.
Ademais, também objetiva-se realizar a proposição do que seria a cadeia
produtiva e os desafios da eletromobilidade no Brasil e no Espírito Santo e
identificar possíveis novos negócios que poderiam surgir no Espírito Santo.
Essa dissertação está organizada em 5 capítulos, que são: Capítulo 1 - uma
introdução geral; Capítulo 2 – conceitos e definições importantes para o
entendimento dos assuntos abordados nessa pesquisa; Capítulo 3 – Artigo 1
(Mobilidade Elétrica e Emissões de Gases de Efeito Estufa no Transporte
Rodoviário do Estado do Espírito Santo); Capítulo 4 – Artigo 2 (Novos Negócios
para a Mobilidade Elétrica no Espírito Santo) e; Capítulo 5 - uma conclusão
geral. A metodologia empregada para a dissertação pode ser definida como
explicativa e aplicada, com abordagem qualitativa uma vez que seus resultados
podem contribuir para a formulação e tomada de decisão de ações necessárias
ao mercado de carros elétricos no estado do Espírito Santo. Para Gil (2008),
uma pesquisa explicativa consiste na identificação os fatores que determinam
ou que contribuem para a ocorrência dos fenômenos, já a pesquisa aplicada
tem como característica fundamental o interesse na aplicação, utilização e
consequências práticas dos conhecimentos. Essa pesquisa mostrou que a
adoção de VEs a nível global é uma realidade. Muitos países estão se
atentando para isso e fazendo drásticas mudanças para incentivar essa
adoção. Além disso, a redução nas emissões de GEE proveniente da utilização
de VEs é real e significativa e o Espírito Santo sem dúvidas pode vir a ter um
papel de destaque dentro da eletromobilidade brasileira, com a criação de
diversos novos negócios. O Estado exerce, portanto, um papel de liderança
dentro desse processo de inserção da eletromobilidade e é imprescindível a
sua participação e liderança, direcionando e auxiliando a sociedade em busca
de alternativas sustentáveis e ambientalmente corretas para o transporte, em
especial o dos centros urbanos.

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