Cidades Inteligentes: as opiniões dos usuários
do SUS sobre os serviços e as ferramentas online em duas Unidades Básicas de Saúde de Vitória-ES

Nome: FLÁVIA MIRANDA SARMENTO BOREL
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 31/01/2022

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ADRIANA FIOROTTI CAMPOS Examinador Interno
DIRCE NAZARÉ DE ANDRADE FERREIRA Examinador Externo
GLICIA VIEIRA DOS SANTOS Orientador

Resumo: Quando se pensa em cidades inteligentes a associação às tecnologias
digitais é inevitável. Percebe-se também que o ator mais importante nas cidades –
população – normalmente é ignorado quando se pretende transformá-las em
inteligentes. Dentro desse tema, áreas como inovação, cidades digitais, tecnologia da
informação e comunicação (TIC) e participação dos usuários são pontos bastante
relevantes. Compreende-se suas relevâncias para que ocorram discussão e
entendimento de como algumas cidades no Brasil e no mundo estão lidando com as
mudanças de seus espaços em busca desse novo conceito de espaços urbanos. A
cidade de Vitória, capital do Espírito Santo, também é uma dessas cidades que
implementou em algumas áreas, como na de saúde, ferramentas e serviços
considerados inteligentes. Objetivo: a pesquisa se propôs a verificar quais são as
opiniões dos usuários que utilizam o Sistema Único de Saúde (SUS) desse município,
em duas Unidades Básicas de Saúde (UBS), sobre os serviços e as ferramentas
inteligentes implementados no SUS. Método: para responder aos objetivos da
pesquisa foram realizadas aplicações de questionário com os usuários que utilizam o
SUS na Unidade Básica de Saúde de Ilha de Santa Maria e na Unidade Básica de
Saúde de Santo André e entrevistas semiestruturadas com servidores e conselheiros
de saúde vinculados a essas UBS’s. O trabalho foi norteado com a abordagem
quantitativa e a qualitativa. De posse das informações, os dados foram analisados por
meio de estatística descritiva, por comparação e análise de conteúdo. Conclusão:
verificou-se que o novo formato de oferta de serviços e ferramentas tecnológicos,
considerados inteligentes, proporcionou muitas opiniões positivas, comuns aos
usuários das duas UBS’s, como a melhoria nos serviços ofertados e na qualidade de
vida. Todavia, há pontos que precisam de atenção, tal qual o fato de a tecnologia não
ter resolvido problemas básicos, como a má qualidade da internet, a dificuldade para
marcação de consultas por meio do aplicativo e a falta de preparo – tanto dos usuários,
como de servidores – para os novos serviços e tecnologias, além de serem Unidades
que atendem pessoas com diferentes perfis e realidades sociais.

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