A Adoção das Licitações Sustentáveis nas Companhias Docas do Brasil e sua Prática na Companhia Docas do Espírito.

Nome: MARIA ELISA DE FREITAS FALCÃO
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 14/03/2017
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
ALVIM BORGES DA SILVA FILHO Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ALVIM BORGES DA SILVA FILHO Orientador
EDNILSON SILVA FELIPE Examinador Interno
LOURENÇO COSTA Examinador Externo

Resumo: A licitação sustentável é gerada pela inclusão de critérios sustentáveis nos
documentos que compõe uma licitação, constituindo-se de mecanismo de promoção do desenvolvimento sustentável. A base de sua existência está no Capítulo 4 da Agenda 21 e para sua adoção há a Instrução Normativa N°. 01/2010. Sua aplicação é estendida a todos os órgãos e empresas públicas, inclusive os portos públicos, os quais possuem grande influência na economia nacional, portanto identificar os instrumentos e práticas utilizados, sua efetividade e possibilidades de aperfeiçoamento pode contribuir para a compreensão do tema. Para isso, fez-se pesquisa nos sítios eletrônicos das Companhias Docas, análise de editais publicados em 2015; entrevistas; e estudo de caso da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa). Das oito Companhias investigadas, cinco possuem regulamentação e apenas três a disponibilizam em seu sítio eletrônico. Também foram cinco que disponibilizavam os editais de maneira acessível, cuja análise apontou que a maioria dos critérios sustentáveis buscados possui baixa representatividade, exceto a exigência de não contratar funcionários menores de 18 anos. Nas entrevistas, realizadas em sete Companhias, os setores jurídicos e a Comissão de Licitação foram apontados por todos como os responsáveis pela elaboração dos editais. Quanto à regulamentação interna, dois afirmaram possuir, três que se encontra em desenvolvimento e dois que nada consta. Já o estudo de caso mostrou que a
normativa interna propõe critérios para diversos tipos de aquisição de produtos e
contratação de serviços; e as entrevistas apontaram que não foi ofertado
treinamento sobre o tema e que as principais barreiras são a falta de
comprometimento da alta administração e a falta de consciência ambiental dos
funcionários. Assim, tem-se que em termos do estado atual das licitações
sustentáveis no setor portuário, o nível de adesão é bom, mas o nível de
implementação efetiva é baixo. Para melhorar sua adesão é necessária normativa interna que regulamente a inclusão de critérios sustentáveis contendo atribuições de responsabilidade, sendo bem divulgada e acompanhada de treinamento.

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