Outras

Em 2009, o grupo de pesquisadores do Departamento de Engenharia Ambiental (UFES) recebeu 940 mil reais no âmbito do EDITAL CT-INFRA FINEP, para ampliação de infraestrutura física dos laboratórios (460m2 adicionais) e incremento da estrutura laboratorial de análises físico-químicas, incluindo um novo e mais moderno Cromatógrafo Gasoso-MS, um Desorvedor Térmico para análise de Compostos Orgânicos Voláteis, um Cromatógrafo Gasoso-FID para quantificação de compostos odorantes de enxofre, Gerador de H2 e um conjunto de balanças de alta precisão para pesagem de filtros de amostragem de partículas na atmosfera. Estes equipamentos também estão à disposição dos alunos e pesquisadores do PPGES, pois os mesmos são comuns aos programas de pós graduação acadêmico e profissional.
Também encontra-se em andamento o projeto de construção do Centro de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento do ES (CPID-ES), financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (FAPES), Instituto Estadual de Meio-Ambiente (IEMA) e FINEP. No valor total de 12 milhões de reais, incluindo a construção dos seguintes laboratórios:
- Laboratório para Analise Físico-Química de Amostras Ambientais (250 m2), no valor aproximado de 2,5 milhões de reais (sob coordenação do professor permanente do PPGES Dr. Sérvio Tulio Cassini).
- Em 2010 foi instalado o equipamento de avaliação de Ecotoxicidade por meio do Projeto FAPES/UFES "Desenvolvimento de processo simplificado de avaliação de microcistinas" e o equipamento PCR Real Time por meio do projeto CNPq UNIVERSAL 2009/2011, que permitirão a realização de análises mais acuradas de amostras ambientais.

O PPGES/UFES mantem acordo de Cooperação nº 11/2013 celebrado entre a UFES e a Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo (AMUNES) que tem por objetivo promover o desenvolvimento conjunto de ações que permitam aos município capixabas, por meio da UFES, elaboraram os Planos Municipais de Saneamento Básico – PMSB (Lei Federal 11.445/2007), e os Planos de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Urbanos – PGIRS (Lei Federal 12.305/2010) dentre outras ações que venham trazer benefícios diretos a população dos municípios do Estado, sendo tais ações, no que se refere à UFES, enquadradas nas atividades de extensão universitária. Processo nº 23068.018706/2013-71. Acordo de Cooperação Técnica celebrado entre a UFES e a Secretária de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEAMA), com interveniência do Instituo Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA) e da Agência Estadual de e Recursos Hídricos (AGERH) que tem por objeto a colaboração mútua entre as partes para o desenvolvimento técnico e científico do Sistema Estadual de Meio Ambiente (SISEMA), e a pesquisa técnica e científica, por meio de estudos, pesquisas, programas e atividades, relacionados às políticas públicas de meio ambiente, recursos hídricos, ordenamento territorial e marinho, educação ambiental, qualidade do ar, relação com a sociedade, dentre outros, além da capacitação da equipe técnica e apoio na normatização de procedimentos relacionados às atividades técnicas e operacionais do SISEMA. Processo nº 65739400.
Além desses, podem ser citados os convênios/parcerias com as seguintes instituições públicas no Brasil: UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIAS – UFG, Universidade de Brasília – UnB, CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO – FAE, PR, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ – UFC, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ – UFPA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS – UNICAMP, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE – UFRN.

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910