Atividades externas

Intercâmbios Nacionais e Internacionais:
- Participação da rede Rede Cooperativa de Pesquisa – Área 2 - Tema Prioritário 2 - Desenvolvimento de tecnologias inovadoras para o uso racional de água, geração de energia renovável e aumento da eficiência energética na habitação de interesse social, com ênfase em: tecnologias de redução, medição e controle de consumo; sistemas prediais e de gestão condominial; sistemas de aquecimento solar de água; e estudos sobre hábitos de consumo e custos da água e energia neste segmento, apresentados no contexto da Etapa 2 da Chamada Pública MCT/MCIDADES/FINEP Ação Transversal Saneamento Ambiental e Habitação 7/2009. Integram esta rede as seguintes instituições: UFC, UFPE, UFAL, UFES, UFSM, UFPA, UFBA, FUB, EACH-USP, UFMG-EE, UFSC, UEPB, UFMS e FUNDASTEF.
- Acordo de cooperação com a Companhia Espírito Santense de Saneamento no projeto de pesquisa intitulado "Soluções tecnológicas integradas para potencializar a geração de biocombustíveis em estações de tratamento de esgotos que utilizam processos à base de microalgas", financiado pela FINEP.
Além deste, há que se destacar o projeto FINEP RenTED (Rede Nacional de Esgotos Descentralizados, de convênio FINEP nº 01.12.0112.00, referência nº 1859/10) que, organizado em rede de pesquisa, envolve 14 professores pesquisadores e seus grupos de pesquisa em 14 IES brasileiras, conforme descrito a seguir:
UFC André Bezerra dos Santos;
UFBA Asher Kiperstok;
UFMG Cláudio Leite de Souza;
UFSM Delmira Beatriz Wolff;
UFSC Flávio Rubens Lapolli;
UEPB José Tavares de Sousa;
UFBA Luciano Queiroz;
USP Marcelo Antunes Nolasco;
UFAL Marcio Gomes Barboza;
UNB Marco Antonio Almeida de Souza;
UFPE Mario Takayuki Kato;
UFPA Neyson Martins Mendonça;
UFMS Paula Loureiro Paulo;
UFES Ricardo Franci Gonçalves e Renato Ribeiro Siman.
- Universidade Agostinho Neto: Foi estabelecido em 2012 um protocolo de acordo internacional entre a UAN e a UFES sobre a cessão de professores do PPGEA para ministrar cursos de Pós-Graduação em Engenharia do Meio ambiente em Luanda, Angola, de março a agosto de 2013 nas áreas de Microbiologia Aplicada ao Saneamento, Saúde Pública e Tratamento de Águas Residuárias. Encerrado em 2014.
- TU Berlin –– Foi estabelecido em 2012 um protocolo de intercâmbio internacional entre a Universidade Técnica de Berlin (TU Berlin) e a UFES no âmbito do Projeto HMW para o intercâmbio de estudantes de graduação nas áreas de tratamento de águas residuárias adaptados a pequenas comunidades. O projeto foi concluído em 2013.
- Acordo de Cooperação técnico – científica com a UNIVERSIDAD NACIONAL "SANTIAGO ANTÚNEZ DE MAYOLO, Perú, assinado em 5/12/2011 em Huaraz.
- Participação na rede URBENERE, comunidades URBanas ENERgeticamente Eficientes, financiada pelo Programa CYTED – Ciencia y Tecnologia para el Desarrollo, composta pelas seguintes instituições: Universidade do Minho - Departamento de Engenharia Civil (Portugal), Universidad de Cuenca (Equador), Universidad Politécnica de Madrid (Espanha), empresa ECOCHOICE, AS (Espanha), empresa ECOCHOICE MEXICO, Universidad Nacional de Colombia, Universidad de Costa Rica - Laboratorio de Arquitectura Tropical, Universidad del Bio-Bio (Chile), Biossplena Assessoria, Planejamento e Urbanismo Ltda (Brasil) e Fluxo Máquinas e Equipamentos Ltda EPP (Brasil). Início em 2014.
- Fundación Aguatuya (Cochabamba – Bolívia) – Acordo de cooperação técnico-científico assinado em 2015.

-PROGRAMA DE COOPERAÇÃO FRANCO-BRASILEIRA PARA FORMAÇÃO DE ENGENHEIROS PROGRAMA CAPES/BRAFITEC: Edital CGCI 022 / 2007, envolvendo a Universidade Federal do Espirito Santo, Universidade Federal do Rio de Janeiro e o Groupe de Ecoles de Mines de Albi-carmaux, Dales, Douai, Nancy, Nantes, Saint Etienne. Com o objetivo de intercambio de alunos e pesquisadores na área de poluição ambiental com duração prevista até 2010/2015.
Os objetivos deste projeto proposto ao programa CAPES/BRAFITEC são:
- Incrementar a mobilidade dos estudantes brasileiros e franceses a fim de formar profissionais multiculturais com espírito de inovação e capazes de atuar no meio empresarial e industrial com responsabilidade social e ambiental;
- Aprofundar e ampliar os intercâmbios através de um trabalho coletivo focado nos conteúdos de ensino e nas práticas pedagógicas;
- Estabilizar e reforçar a reciprocidade do fluxo de estudantes através da consolidação da experiência da UFRJ na realização de parcerias desenvolvidas com outras instituições brasileiras para a realização de projetos apoiados pelo programa CAPES/BRAFITEC e da iniciação da UFES como nova participante neste programa;
- Criar novos fluxos de estudantes para mobilidade de curta duração (para a realização de estágios e projetos em laboratórios de pesquisa);
- Associar parceiros industriais franceses e brasileiros ao programa de intercâmbio através de estágios industriais e projetos em laboratórios de pesquisa (laboratórios tanto acadêmicos como de pesquisa) e desenvolvimento em empresas.

-Cooperação Brasil/Portugal: (em andamento com recursos do cnpq) - projeto southwind - avaliação do potencial eólico do sul do brasil em um clima em mudança. o objetivo fundamental do projeto southwind é contribuir para uma política energética mais sustentável, num cenário de uma terra em aquecimento, aferindo qual o potencial eólico presente e futuro no sul do brasil.

  • INTERCAMBIO PETROBRAS-ANP-UFES: Programa de Petróleo e Gás, denominado PRH-29 envolvendo os Programas de Engenharia Ambiental, Engenharia Mecânica e Oceanografia da UFES. Este programa contempla Bolsas de Estudo e Taxas de Bancada para os alunos de Graduação e Pós-Graduação em cada área. Atualmente o PPGES tem 5 alunos de mestrado com bolsa ANP/PRH-29 desenvolvendo projetos especificamente para a área ambiental do setor de petróleo e Gás.
Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910