Apresentação

Bem-vindo ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Desenvolvimento Sustentável (PPGES) da Ufes

  • A linha de pesquisa inclui os projetos pesquisa relacionados ao tratamento de efluentes (doméstico e industrial), reciclagem e reuso de águas, tratamento de águas para abastecimento, bem como gerenciamento de recursos hídricos (costeiros e marinhos) e a interface destes temas com as questões de saúde pública.

  • A linha de pesquisa inclui os projetos relacionados à Gestão Sustentável Pública e Privada, envolvendo metodologias para gestão, regulação e eficiência energética, avaliação sistemática de desempenho ambiental, elaboração de planos de saneamento e gerenciamento de resíduos, indicadores de desempenho e salubridade ambiental e modelos de tomada de decisão em gestão ambiental.

O Curso de Mestrado Profissional em Engenharia e Desenvolvimento Sustentável da UFES (PPGES), busca atender a demanda direcionada de setores produtivos e governamentais, em particular, e da sociedade em geral, por profissionais com alto nível de qualificação para atuar na área de desenvolvimento da saúde pública, de saneamento e gestão ambientais e de planejamento energético, conjugando ações de saneamento básico, proteção ao meio-ambiente e desenvolvimento ambiental e energético sustentáveis.

A proposta do PPGES da UFES é capacitar os profissionais para atuar em empresas públicas e privadas envolvidas com ações de saneamento ambiental, divulgando o conceito de produção limpa como alternativa para o equacionamento dos problemas de saúde pública e de preservação ambiental.

Os profissionais com o título de Mestre em Engenharia da Saúde Pública e desenvolvimento Sustentável da UFES serão aptos para o exercício de atividade profissional nas áreas de planejamento, projeto, construção, operação, manutenção e diagnóstico do funcionamento de:

  • Infraestruturas de saneamento e controle da poluição;
  • Sistemas de abastecimento de água;
  • Sistemas de esgotamento sanitário ou de águas residuárias industriais, inclusive reúso para fins produtivos;
  • Sistemas de gerenciamento de resíduos;
  • Sistemas de gerenciamento de águas pluviais;
  • Habitação de interesse social.

O programa tem sua sede em Vitória-ES, oferecendo o curso de Mestrado em Engenharia e Desenv. Sustentável desde 2011 e mantém um perfil de qualificação acadêmica atestado pela CAPES, tendo recebido conceito 3 na última avaliação.

O programa já formou 29 mestres e conta com 77 alunos regularmente matriculados, todos no mestrado.

O programa tem sua sede em Vitória-ES, oferecendo o curso de Mestrado Engenharia e Desenvolvimento Sustentável desde 2011 e mantém um perfil de qualificação acadêmica atestado pela CAPES, tendo recebido conceito 3 na última avaliação.

O programa já formou 65 mestres e conta com 81 alunos regularmente matriculados, todos no mestrado.

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910