Summary: No cenário da pandemia pelo novo coronavírus, vários países, universidades e instituições de pesquisa se uniram em torno de objetivo comum: entender o comportamento do novo coronavírus (os sintomas, as formas de contágio, o comportamento do vírus em distintas regiões climáticas, as mutações do vírus, as formas de profilaxia, etc) para salvar vidas.

A cooperação internacional em pesquisa, em torno de uma doença desconhecida que tem aniquilado milhares de vidas ao redor do planeta, pode acelerar o desenvolvimento de medicamentos e de vacinas, fazendo-os chegar mais rapidamente às áreas atingidas.

Neste contexto, o mapeamento científico e tecnológico é um procedimento vital tanto para um monitoramento/controle eficiente da pandemia, quanto para o combate à COVID-19.

No entanto, se por um lado, essa rede de colaboração pode beneficiar a humanidade, salvando vidas; por outro, há de se considerar as assimetrias, os interesses econômicos, os interesses comerciais, os interesses editoriais, e as relações hierárquicas e de poder que poderão ser delineadas neste arranjo composto por representantes de países centrais e periféricos.

Starting date: 03/08/2020
Deadline (months): 72

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910